Você quer ter um site no WordPress? O que você precisa saber

Posted on

Você quer ter um site no WordPress? O que você precisa saber

Se você está pensando em criar um site, mas não sabe muito bem por onde começar, este artigo pode lhe ajudar bastante. Hoje iremos falar sobre site de WordPress, aquela conhecida plataforma que gere conteúdos na internet.

Você sabe como funciona o WordPress e como você pode criar um site nesta plataforma? Tire todas estas dúvidas e ainda aprenda mais sobre as vantagens de criar um site de WordPress para alavancar o seu negócio.

O que é e como funciona o WordPress

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada em todo o mundo. É um sistema recente, lançado em 2003, mas que já conseguiu alcançar marcas invejáveis de quantidades imensas de portais criados a partir das suas ferramentas.

Existem dois tipos de site de WordPress. O WordPress.com é mais destinado a páginas pessoais como os blogs. É mais simples de utilizar, não permite muitas interferências, mas oferece todas as condições necessárias para uma boa hospedagem de conteúdo.

Já o WordPress.org é uma extensão mais indicada para portais que fazem uso constante de plugins, exigem atualizações, desempenham função de e-commerce etc. Este tipo oferece mais possibilidades ao dono da página, tanto para instalar novas ferramentas quanto para modificar algumas estruturas.

Esta plataforma funciona como um verdadeiro gerenciador de conteúdo. Oferece diversas ferramentas gratuitas ao usuário para que o mesmo desenvolva a sua página mesmo que não tenha muita afinidade com criação de sites.

Talvez esta característica tenha sido o principal motivo que levou este aplicativo para o topo das plataformas responsáveis por abrigar e gerir informações de blogs pessoais e portais profissionais.

 Como criar um site de WordPress

Para criar um site de WordPress é muito simples. Você precisa ter um domínio, contratar uma hospedagem e instalar o aplicativo. Depois disso, basta começar a configurar a sua página com o conteúdo que você deseja.

Se você deseja criar e manter um blog pode fazer isso de forma gratuita, entrando na página do site e seguindo todo o direcionamento que é muito simples e fácil de fazer. Você tem disponibilizado diversos temas gratuitos para personalizar a sua página, além da facilidade de manuseio e criação de novos conteúdos.

Mas, se o seu intuito for realmente criar um site no WordPress no estilo profissional, vai precisar fazer um investimento para ter direito a outros benefícios como instalação de plugins, mudanças na estrutura entre outras.

 Por que criar um site de WordPress?

As vantagens de se criar um site de WordPress são muitas. Tanto é que o número de blogs e sites gerenciados por esta plataforma só cresce no mundo inteiro. Conheça algumas destas vantagens:

  • É fácil de utilizar. Até mesmo os usuários menos experientes com a plataforma têm facilidade de seguir todos as orientações da página que, aliás, é voltada para quem tem pouca ou nenhuma experiência com programação.
  • Oferta de grande quantidade de plugins gratuitos. São botões diversos que permitem deixar a sua página mais funcional. Você pode adicionar aba de portfólio, acesso às redes sociais, galeria de fotos etc.
  • Você pode contar com a versão gratuita para desenvolver um blog e fazer dele o seu diário pessoal ou até mesmo profissional. É uma boa opção para quem está começando e não tem muito como investir.
  • Se você está pensando em realizar vendas na sua página, o site de WordPress oferece inúmeros botões facilitando a forma de pagamento dos seus clientes.
  • Possui vários recursos de SEO, otimização de buscas. Estas ferramentas facilitam a localização da sua página durante as buscas realizadas nos buscadores como o Google.
  • Você tem à disposição temas responsivos. Aqueles temas que fazem com que a seu site se encaixe perfeitamente em dispositivos móveis como celular e tablet, proporcionando uma experiência mais agradável ao seu leitor.

Criar um site de WordPress é uma tarefa simples, assim como é também gerenciar o conteúdo da página devido às inúmeras facilidades que esta plataforma oferece aos seus usuários. Se você tinha alguma dúvida a respeito do uso deste sistema para abrigar e organizar os seus conteúdos, agora não tem mais. Além de muito simples, versátil e acessível, o WordPress é extremamente eficiente no que se propõe a fazer. Então, aproveite as vantagens e comece já a desenvolver a sua página virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *